UNIVERSIDADE FEDERAL
DO OESTE DO PARÁ
CENTRO
DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR
CRIAÇÃO DE
CONTEÚDOS
DIGITAIS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA
O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
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César Benaion Lima
_______________________________
Doriedson Alves de
Almeida
Período de execução:
07 de agosto a 11 de
setembro
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Instituto/Curso:
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM INFORMÁTICA EDUCACIONAL
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Instituição Receptora:
UFSBA
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Instituto/Local da atividade de mobilidade:
UFSBA – Universidade Federal do Sul da Bahia
– Porto Seguro
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Santarém, Pará
2015
1-
CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS DIGITAIS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO NA
EDUCAÇÃO BÁSICA
2. Objetivos
a) Geral:
Integração entre
Educação Superior e Educação Básica para desenvolvimento de experiências
metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e
interdisciplinar; articulação entre teoria e prática na formação docente,
superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem na
Educação Básica.
b) Específicos:
- Possibilitar que
novos conhecimentos sejam adquiridos a partir de experiências em outras IES;
- Interagir com
graduandos de outras IES;
- Compartilhar
esperiências;
- Participar de
atividades do projeto da IES receptora;
- Criação de
conteúdos digitais na área de biologia
para o ensino básico;
3.
Justificativa:
O
projeto tem por objetivo conceder bolsas e ajuda de
custo para mobilidade acadêmica nacional, mediante a submissão de projetos de
mobilidade acadêmica de nível de graduação por parte dos Institutos e que
fomentem ações acadêmicas de ensino integrado com pesquisa e extensão em outras
Instituições Federais de Ensino Superior durante 2º semestre 2015.
Nesses contextos a
integração entre pesquisadores de diferentes áreas do ensino visando o
desenvolvimento de conteúdos digitais que possam contribuir com a melhoria dos
processos de ensino e aprendizagem na educação básica contribuirá para que as
ações previstas pela mobilidade acadêmica possa contribuir também com o ensino
nas áreas de abrangência das Universidades.
Consideramos que ao
propor integrações curriculares e atividades práticas que resultem em
protótipos com um software, um vídeo ou quaisquer outro material que contribua
com os processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental, estaremos
fomentando ensino, pesquisa e extensão, além de possibilitar integração e
acumulo de experiência para docentes e discentes, atividades essas que se bem
sucedidas poderão ser aprimoradas e ampliadas.
1.
Metodologia:
Orientação
– Tutoria;
Supervisão
– A critério do supervisor e conforme plano de atividades;
Ação
prática: definição de conteúdos e desenvolvimento de conteúdos em formato de
vídeo aula de biologia destinado a educação básica
Avaliação - Relatório de desempenho e
Certificados ou declaração de atividades realizadas.
5.
Cronograma de Atividades
Atividades
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Datas/horários
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Participação de
atividades acadêmicas na UFSBA
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07/08/2015
à 11/09/2015/18:00 as 22:00
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Conhecer e reconhecer a estrutura e o
funcionamento das escolas da Educação Básica que abrigam CUNIs da UFSB no campus Sosígenes Costa;
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04
a 06 de agosto/ 08:00h as 12:00h/14:00h as 18:00h
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Conhecer e reconhecer a estrutura e
funcionamento dos Colégios Universitários (CUNIs) da UFSB;
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07
a 10 de agosto/08:00h as 12:00h/14:00h as 18:00h
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Dialogar com docentes e discentes da UFSB
sobre o funcionamento dos CUNIs.
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11
a 20 de agosto/08:00h as 12:00h/14:00h as 18:00h
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Definição de
aplicações livres a ser utilizadas
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21
a 25 de agosto/08:00h as 12:00h/14:00h as 18:00h
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Desenvolvimento de uma
video aula de biologia para educação básica
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26
a 30 de agosto/08:00h as 12:00h/14:00h as 18:00h
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Entrega
e aplicação do vídeo em aula
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10 de setembro/14:00h as 18:00h
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6.
Resultados e Ações de
socialização das atividades
- Desenvolvimento de
uma video aula
- Apresentação de
Banner/oral na Jornada Acadêmica da UFOPA, OFICIBER, PIBID.
-
Os conteúdos digitais produzidos serão
disponibilizados para as escolas de Ensino Médio que abrigam os CUNIs (Colégios
Universitários) da UFSB
que conta com dois CUNIs, um na cidade de Porto Seguro e
outro em Santa Cruz Cabrália.
- Relatório de
Atividades
7. Referências
BELONNI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. – 2. Ed. –
Campinas, SP: Autores Associados, 2005. – (Coleção polêmicas do nosso tempo;
78).
MORAN, José Manuel. As mídias na educação. Disponível em: <http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-edu-com-tec/artigos/midias%20na%20educa%C3%A7ao.pdf>
Acesso em: 14/04/2015.
PLANO ORIENTADOR. Disponível em: <http://ufsb.edu.br/Apresentacao>.
Acesso em: 14/04/2015.
SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Inclusão digital, software livre e
globalização contra-hegemônica. Disponível em: <http://www.softwarelivre.gov.br/artigos/artigo_02/>.
Acesso em: 14/04/2015.